quarta-feira, 13 de junho de 2012

Histórias e Canções (08.03)

Histórias e Canções (08.03) Ouçam uma parte da história e das canções cantada por Frank Sinatra

terça-feira, 12 de junho de 2012

Palavras

A vocês que amo. Do jeito que sei.
Aos 65 anos escrevo aqui o melhor do que já li ou criei. Tudo que concebi e produzi.
Palavras.
Quer escritas quer faladas, nunca a humanidade terá instrumento mais poderoso. Elas matam ou vivificam. Constroem ou destroem. Sem me dar conta e apenas intuindo sua força, por toda a minha vida colecionei escritos e falas que tocaram de alguma maneira. Por muitas vezes sua leitura consolou minha alma.Desde os primórdios da civilização, o Homem, com seu uso modifica sua vida e a de seus semelhantes. muitos viveram por elas. Alguns por ela morreram.
Sobretudo têm elas sido um registro de tudo que fomos, o que somos e daquilo que algum dia seremos.
Tenham pois, por elas, respeito e amor.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Perplexidade

Leio nos jornais que o povo grego desesperado corre aos bancos para salvar  seu dinheiro. Salvando seu dinheiro salvam suas vidas concluo. E porque o dinheiro hoje está tão fortemente ligado à vida? Meu Deus onde chegamos? Tudo depende dele. Nosso respirar bem,  nosso alimento, nosso abrigo, nossa saúde, nossa segurança. Que mundo este que estamos vivendo? Que espécie de criaturas somos? Humanas? Por certo que não. Não fomos capaz de construir um mundo cujo foco deveria ser nós humanos e não o lucro, a ambição, a cobiça desmedida. Dependemos de banqueiros, de grandes capitalistas, de investidores, ao invés de dependermos de solidariedade, compaixão, amor. Estamos no fim da estrada? É hora de repensar tudo. Os valores que estão aí não podem permanecer como aqueles estabelecidos para uma sobrevivência digna, porque não os são.

sábado, 28 de abril de 2012

Indo em frente

Quando se está no inicio de qualquer caminho e se tem pouco menos de vinte anos, muito se anda. Quando João começou a se entender por gente saiu pelo mundo atrás de tudo quanto este lhe parecia prometer de bom. E o seu caminhar pelas estradas começou assim. Cheio daquilo que lhe sobrava na alma. Esperança. Disposição, também tinha de sobra. E em algum lugar haveria de conquistar não sabia o que, mas por certo seria feliz. Foi aí que deu alguns tropeços, mas em vez  disto lhe arrefecer o ânimo, o desafiou mais. Achou que entendia de sua gente e de seu País e caminhou em frente dizendo coisas que às vezes nem ele mesmo acreditava. Passou por altos e baixos, foi feliz e infeliz. Às vezes parecia que podia tudo, tal qual um Deus. Mesmo porque quando derrotado ressurgia das cinzas como nada tivesse lhe acontecido. Apaixonou-se muito cedo, tinha dezesseis anos. Não dera certo e aquela ferida ficou aberta, por muito tempo em sua vida, até que desapareceu. Vieram outras mulheres mas nenhuma outra paixão. Os filhos durante a maior parte de sua vida foram o que de melhor lhe acontecera.  Até que se quedou um dia, só, sem aqueles que sempre amara pela vida afora e se lembrou do dito poeta - "solidão, fim de quem ama".

quinta-feira, 22 de março de 2012

Sexo - Luciano Pereira

Sexo - Luciano Pereira Minha vasta vivencia desaguou nesta cronica que foi ao ar pela Aparfm

sábado, 17 de março de 2012

SOLUÇÃO A MODA MINEIRA

 UM FAZENDEIRO IA INDO A PÉ PARA SUA FAZENDA. NO CAMINHO, COMPROU UM BALDE, UM GALÃO DE TINTA, DOIS FRANGOS E UM GANSO, TODOS VIVOS.
QUANDO SAIU DA LOJA, PAROU E FICOU MATUTANDO SOBRE COMO LEVAR AS COMPRAS PARA CASA. ENQUANTO COÇAVA A CABEÇA, APARECEU UMA MULHER QUE LHE PERGUNTOU COMO CHEGAR ATÉ O SÍTIO DA ANDORINHA.
 - BEM, DIZ O FAZENDEIRO, MINHA FAZENDA FICA PERTO DESSE SÍTIO. EU PODIA TE LEVÁ ATÉ LÁ, MAIS AINDA NÃO RESOLVI COMO VOU CARREGÁ ISTO TUDO DAQUI.
   A MULHER SUGERIU:
 -CÊ COLOCA O GALÃO DE TINTA DENTRO DO BARDE, CARREGA O BARDE NUMA MÃO, O GANSO NA OUTRA MÃO E UM FRANGO DEBAIXO DE CADA BRAÇO.
 - MUITO OBRIGADO! - DISSE O HOMEM - É UMA BOA IDÉIA.
A SEGUIR, PARTIRAM OS DOIS PELA ESTRADA.
NO CAMINHO, ELE DISSE:
 - VAMO CORTÁ CAMINHO E PEGÁ ESTE ATAIO PELO MATO, QUE VAMO ECONOMIZÁ MUITO TEMPO.
    A MULHER O OLHOU CAUTELOSAMENTE E DISSE:
 - EU TÔ SOZINHA E NÃO TENHO COMO ME DEFENDÊ. COMO VÔ SABÊ SE QUANDO A GENTE ENTRÁ NO MATO OCÊ  NUM VAI AVANÇÁ INCIMA DE MIM E LEVANTÁ MINHA SAIA E ABUSÁ DE MIM?
 - EU TÔ CARREGANO UM BARDE, UM GALÃO DE TINTA, DOIS FRANGO E UM GANSO...COMO EU IA FAZÊ ISSO CONCÊ, COM TANTA COISA NA MÃO? SE EU SORTÁ O GANSO E OS FRANGO, ELES FOGE TUDO !
- MUITO SIMPLES, UAI; CÊ COLOCA O GANSO NO CHÃO, PÕE O BARDE INVIRTIDO INCIMA DELE, COLOCA O GALÃO DE TINTA PRA PESÁ INCIMA DO BARDE...E OS DOIS FRANGO...EU SIGURO!
 -



quarta-feira, 7 de março de 2012

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

solidão

Você só sabe o que ela é quando a experimenta pela primeira vez. Sua dor vai se repetir muitas vezes, e em todas você não saberá como se livrar.  Angústia, vontade chorar mas não chora, sentimento de impotência. Me parece que há uma barreira invisível me isolando do mundo. Parece que todos têm seus lugares, seu carinho, seu amor. Só eu não tenho. Só eu não vejo o horizonte, a proteção, o carinho que todos parecem ter. Me dêem a mão. Me salvem.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

o dia a dia

Ontem foi um dia inquieto. Telefonema da Mari para marcar ida a fazenda, onde se faz necessário pequena arrumação para venda. Não é preciso dizer o quanto isso me dispara o coração, por me lembrar quase uma década de equívocos e opções erradas. Tenho pedido ao Pai para guiar meus passos e meu coração e que derrame seu imenso amor em em meu coração e nos dos meus filhos, netos, ex-mulheres, sobrinhos, primos, tios, amigos. Que ilumine meus inimigos e a nós para que resolvamos nossas pendências.
Dormi com remédio e triste, mas sonhei bons sonhos e acordei bem. Hoje me pus pra fora da cama e fui enviar para Ilson gravações de programas sobre música brasileira, que apresento na www.radioaparfm.com. há sim, enviei também algumas cronicas e histórias que contei. Foi o que deu pra fazer a pé. Depois vim direto para casa, e após mais uma dose de remédio acompanhada por um dose de licor de jabuticaba, dormi bastante a tarde. Aí fui fazer o que mais gosto. Ler dois bons livros simultaneamente. Parei para pesquisa na Internet. Quando vi já eram 19:00 horas e depois de um banho, ao embalo de trovões e raios agradeci ao Pai pelo teto, pelo alimento e agora estou aqui vendo novelas na TV, enquanto aguardo o Jornal. As vezes penso que este isolamento em que estou vivendo tem sido bom para mim, pois me retira um pouco da agitação, que a falta de sossego ocasionada pelo contato com muitas pessoas me trás. Mas preciso de amar mais e ser amado também pelos humanos. Tenho recebido manifestações de apreço ao andar nas ruas de minha cidade, mas não é a mesma coisa que ter um amor sempre em sua companhia. Amor solidário, amigo, sexualmente satisfatório. Foi o que procurei e se encontrei não soube enxergar e perdi. Mas tenho fé em Deus que ainda conseguirei.Grato Pai

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Paulo Caputo

lPaulo Caputo -lição que deu um simples juiz do interior de Minas ao Presidente do Tribunal(clique em Paulo Caputo aí no início)

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Histórias e Canções - 06

Histórias e Canções - 06 - Um pouco da vida e arte de Clara Nunes, uma das maiores intérpretes de música popular brasileira. Já falecida

Visão poética

         " O tempo muito ensinou
            Ensinou a amar a vida
            Não desistir da luta
            Recomeçar na derrota
            Renunciar a palavras e
            pensamentos negativos
            Ser Otimista"
            
Este verso é de Cora Coralina, que neste momento de minha vida me dá muito alento. Vivo só no momento e minha filha que mora próximo a minha casa não tem vontade de me ver e pouco nos vemos. Esta semana distribui meu currículo na esperança de ter algum trabalho, mas em meu País com minha idade(64 anos) é muito difícil me aceitarem. Mas pelo menos fui muito bem recebido e em determinado lugar, por alguém que despertou meu coração novamente.   
Criei coragem depois de um abraço apertado e um beijo na face ao nos despedirmos e escrevi-lhe. A resposta veio imediata. Vamos caminhar. "Move, move, move".

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Virgilio

E o Virgílio se foi. Ia fazer 80 anos. Já estava decrépito. Andava arrastando sua pele sobre os ossos pela casa, devagarinho. Para se levantar precisava de ajuda. Sua fala que sempre foi atravancada assim como seu raciocínio e memória. Quando o conheci namorava a tia de uma namorada minha. Família "tradicional" em minha cidade. Mais ele gostava de mulher e não se contentava só com a sua. Por isso correu atrás de muitas. Chegou a seguir em seu automóvel de motor refrigerado a ar, até uma cidade vizinha uma que lhe deu bola. Quando ela entrou em casa ele afobadamente desceu do carro bateu a porta e não sabendo por onde começar pediu: A senhora tem um pouco d'água para colocar no radiador do meu carro? A mulher olhou para o carro, olhou para ele e falou. Entra pra dentro que eu te dou logo. O seu carro é refrigerado a ar, já o nosso fogo é tesão puro.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

perda

Perdi uma causa na justiça depois de 6 anos de muito sofrimento.  Perdi a maior parte dos bens materiais aos 64 anos. Não sei o que fazer de minha vida pois por enquanto estou sem teto e meu valor de aposentadoria não da para viver dignamente. Não culpo ninguém a não ser eu mesmo. Estou pensando o que vou fazer de minha vida. Ainda tenho um tempo. entrego nas mãos de Deus, pois, enquanto tomei a vida em minhas mãos só perdi.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

o preconceito e os movidos a interesse

Desde que voltei a residir em minha cidade natal, aconselhado por todos os filhos meus, tive demonstração clara de um genro que não desejava que sua família convivesse comigo. Minha filha, meus netos. Senti muito até porque ele sempre até então fora muito educado e receptivo comigo. Mas, sou humano e nada que vem do homem é estranho a mim, já disse alguém. Por isso nada há a estranhar. Eu  casei quatro vezes, tive várias mulheres no intervalo destes casamentos, mas enquanto tive poder e dinheiro ele não demonstrou qualquer preconceito quanto a isso. Agora que estou pobre e sem poder a coisa mudou. E não é só ele. Muitas pessoas na cidade me olham com ar de "coitado, que foi que aconteceu com ele". E não é só aqui na cidade natal não. Em outra cidade no Sul de Minas, Brasil , ajudei um pai de família meu conhecido, dando-lhe emprego, emprestando o prestígio que então desfrutava , para que ele, que então vivia um momento difícil, terminasse de formar seus filhos, melhorasse seu padrão de vida, proporcionasse enfim segurança e felicidade a ele e todos os seus. Hoje ele e sua mulher me tratam com indiferença e pouco se importam com meu destino. Mas a vida sempre foi assim, não é? Eu não sou o primeiro e não serei o último. Peço ao Pai que me dê a grandeza de alma para perdoar, para não perder a fé na caridade e compaixão como instrumentos de convivência.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Hoje tive que explicar porque uma criança de 12 anos se diferencia de um adolescente de 14, no corpo, na mente. Com doze anos o ser humano ainda tem a mente e o corpo de uma criança, age como criança. Já o ser humano com dois anos a mais apenas, já se mira e tende a agir como um adolescente, um ser em transformação, saindo  da inocência e ingenuidade para a idade do conhecimento das primeiras maldades, do tentar o desconhecido e de achar que já pode agir como adulto na grande maioria das vezes
E é difícil para um pai, como no meu caso, falar com calma com o filho sobre isso, quando na idade da maturidade, como na minha, 64 anos, minha diferença com alguém mais velho não é tanta. E não é porque vivemos todas as experiências da vida na maioria dos casos. Somos iguais porque já experimentamos todos  os sofrimento e alegrias. Sabemos de onde podem vir e nossos limites para elas. Já a criança não tem capacidade para distinguir o seu limite. E se vê então meninos de doze anos usados por traficantes na prática do crime. E traficantes de 14, 15, 16 anos. Usando armas, roub ando, matando sem saber o mal que estão fazendo e quanto sofrimento isso causa a outras pessoas. Eu sei que este é um exemplo extremo mas demonstra bem aquilo que quero explicar. O que tem menos idade, ao se fazer acompanhar de um que tenha mais idade, sendo o primeiro uma criança e o segundo um adolescente, corre o perigo de ser usado, de ser explorado, de ser maltratado, de fazer atos que não são aqueles que condizem com sua idade e pagar caro por isso, as vezes comprometendo sua propria vida e a de seus ente queridos. 

domingo, 15 de janeiro de 2012

prece

Pai me ajuda. Preciso desesperadamente de Sua ajuda. Descobri que não estou morto. Tudo que me mortificava eu arranquei de minha vida. Me livrei de uma bruxa. Me livrei do que me arrastava para baixo e me deixava sem reação. Estou reagindo e te sou grato. Voltei a gostar do belo, do amoroso, do que pede o coração. Descobri que ainda vivo, que sou capaz de amar e de dizer palavras de amor.E também de agir com amor. Permita que tenha caridade para com o próximo, amor, compaixão. Guia meus passos e, onde não puder caminhar me carrega em seus braços. Me abra novos horizontes e se for para minha felicidade e do meu próximo me deixa caminhar em direção a eles, iluminado por sua luz,  amparado na fé de Seu amor. Grato pelo teto e pelo alimento. Pela saúde e pela lucidez. Abençoa meus filhos e todos os meus entes queridos. Ilumina meus inimigos e a mim, para que possamos dirimir nossas questões e nos perdoar para juntos construir um mundo melhor.